24 de junho de 2008

Emersão campeão


Lotus 72. Eita carro belo. Todos gostam do preto da John Player, mas o da Gold Leaf tinha as linhas bem mais fluidas. E a pintura era bárbara. Essas miniaturas são da Minichamps na escala 1:43, ou seja, bem pequenos. Comparem.

13 comentários:

Anônimo disse...

São os carros mais lindos da F1... Interessante a diferença de posicionamento dos aerofólios traseiros. Seria por conta de regulamento da época?

Anônimo disse...

Sei não, rpastor.
Mas achei bem interessante as formas das duas, motivo pelo qual coloquei juntas. |E a vermelha tem entradas de ar na frente, apesar de ter radiadores laterais.

Anônimo disse...

É rpastor ,os carros de 1970 e 71 tinham o aerofólio mais junto ao carro ,depois forma descobrindo que quanto mais para trás mais força descendente obtinha ,simplificando ,aumentando a alavanca ...hehe!

Quem tiver uma foto do Tyrrell 006 de 1972 vai notar a que ponto chegaram!Ai veio o regulamento e pôs ordem na casa.

Mas voltando as Lotus 72.
-Ô coisa bonita de se ver!!

Jonny'O

Cesar Costa disse...

O carro da primeira vitória e o do primeiro título...

Tohmé: a Lotus 72 nunca teve entrada de ar dianteira. Tem duas saídas de ar próximas ao cockpit, onde eram colocados os freios à disco "on board". E a questão dos aerofólios foi o que explicou o Jonny. Depois, quando neguinho começou a exagerar, criaram um regulamento limitando a distância do "eixo" traseiro

Anônimo disse...

Cesar, meu caro provedor de filmes proibidos.

A Lotus vermelha, além daquelas saídas de ar sobre os discos, tem duas entradas de ar na frente.

Jonny, tenho esse modelo na escala 1:43 e coloco a foto.

Cesar Costa disse...

Tá certo! Quando você falou em entradas de ar me veio à cabeça aquelas entradas tracionais. Depois me lembrei que a primeira versão realmente tinha duas entradas de ar na parte de cima do bico, no mesmo formato das entradas de ar que o Lorena Porsche do Sidney Cardoso tinha acima dos para-lamas (não sei como descrever o formato, mas com boa vontade pode lembrar uma garrafa de Coca Cola de cabeça pra baixo). Agora me lembrei de outro carro raro. Lembra daquela Lotus com tração nas quatro rodas?

PS: filmes proibidos, não! Amadores ou adultos talvez. Se você filma sua mulher, namorada, amante etc e coloca na Net, gosta de exibir o material, né? Eu apenas ajudo na divulgação...

Mauricio Morais disse...

Cesar, a primeira vitória do Emerson não foi com um Lotus 49 B, com as cores da Gold Leaf?
Ou estou confundindo com o carro de estréia dele? Me ajudem pois o HD anda falhando. Abs,

Anônimo disse...

Tohmé: as entradas de ar eram utilizadas em algumas pistas, para ajudar na refrigeração dos freios. Tenho fotos deste carro com e sem entradas de ar.
Maurício Morais: acho que vc está correto: a 1ª vitória do Emerson foi com uma 49B...

Cesar Costa disse...

Ele começou no GP da Inglaterra numa Lotus 49C, como terceiro piloto e chegou em 8º lugar. A primeira vitória foi na 72, quando estreiou o carro, exatamente este 24, no GP dos EUA e deu o único título ao Rindt. O Chapman havia dado um 72 a ele, pela primeira vez em Monza, mas nos treinos, quando foi olhar pelo espelho, passou por cima da roda da Ferrari do Inácio Gihunt. Logo depois, ainda nos treinos, alguma coisa quebrou no carro do Rindt na mesma curva (entrada da Parabólica) ele bateu e morreu, degolado pelo cinto de segurança. Com isso a Lotus não correu e no GP dos EUA a vitória do Emerson sagrou o Rindt campeão.

Anônimo disse...

O Cesar Costa esta certo ,a primeira vitoria foi de Lotus 72 mesmo ,alias é bom lembrar que neste GP tinha uma terceira 72 correndo ,a de Grahan Hill nas cores da Rob Walker Team.

Tohmé ,essa você tem que conseguir para sua coleção ,é LINDA!!

Jonny'O

Cesar Costa disse...

Jonny'O:
Me lembro do Rob Walker com uma 49C do Siffert, mas não tô lembrado do Hill com uma 72...

Jonny'O disse...

Pois é Cesar Costa ,fiquei muito tempo procurando uma foto desse carro ,só foi possivel depois que o site Forix surgiu .
A equipe Rob Walker deveria estrear a 72 em Monza ,mas como aconteceu o acidente todas as lotus ficaram de fora.
Mas o Hill correu com o carro o resto de temporada .

Dois exemplos:

Em slotcar, WWW.
grandprixslotcars.com/ photo_1.html

E uma foto no GPtotal,
WWW.
gptotal.com.br/.../ 11Novembro.asp?fonte=doze

Cesar Costa disse...

Jonny'O:
Tem razão também. Nunca tinha visto o Hill numa 72, mas fazendo umas contas aqui, acho que ele só correu com ela no México e nos EUA, né? Naquela época não tinha TV nem internet pra gente ver essa belezinhas correndo...